sábado, 28 de maio de 2011

Significado da parábola do rico e do Lázaro.


Parábolas são estórias de ficção.

A Bíblia Sagrada traz mais de 21 passagens que afirmam que a morte é um sono. No entanto muitos religiosos ficam ao lado da parábola do rico e do Lázaro (Lucas 16:13-31) pelo qual consideram uma história verdadeira, na qual haveria vida espiritual após a morte (sem ressurreição)

Não percebem o absurdo disso!!

Parábolas são estórias de ficção. Não houve uma mulher especifica que perdeu uma moeda (Lucas 15:8), um cara não vendeu todos os seus bens para comprar a pérola de grande valor, (Mateus 13:46) não houve um filho pródigo que foi embora e comeu comida de porcos, (Lucas 15:16) não houve um Senhor Justo que executou os servos na sua presença (Lucas 19:27) pois ele seria assassino, não houve um administrador infiel elogiado pelo seu Senhor (Lucas 16:8).

Parábolas são estórias de ficção que remetem seus ouvintes a verdades ocultas. Na parábola da candeia não existe alguém que coloca ela debaixo do alqueire (Lucas 11:33). Não é disso que a parábola está falando!

Por exemplo: A Parábola da Pérola

MT 13:46: E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.

Jesus está comparando esta estória fictícia ao fato de termos que nos esforçarmos para entrarmos no reino de Deus. Ninguém em sã consciência vai vender todos os seus bens para comprar uma pérola, mas pode ser que alguém faça isso para entrar no reino de Deus. Pode ser que alguém desista de tudo desta vida (os bens vendidos na parábola) e seus maiores sonhos (tenho uma amiga que desistiu de ser modelo) para entrar no reino.

Vejamos a parábola do semeador (Mateus 13:1-9). Este semeador nunca existiu. Ele não existe! É uma história de ficção! A explicação da parábola vem logo em seguida (versos 10-23) e não tem nada haver com a falência ou a riqueza do pobre semeador que teria perdido parte das sementes sufocadas pelos espinhos, o solo inapropriado e as aves.

E será que existe alguém que se casou e mandou convidar mendigos, pobres, aleijados e andarilhos imundos pra sua festa? (Luc 14:15-24) Não, esta pessoa não existe. Esta parábola não é uma noticia de jornal. Ela quer passar o ensino espiritual de que o evangelho é levado aos Reis, Sacerdotes e a Classe Alta, que poderiam aceitar e usar seus recursos financeiros para evangelizar o mundo. Como eles recusam, os pobres entrarão no Reino [pois aceitam mais fácil], enquanto as pessoas ‘importantes’ deste mundo, ficarão de fora.

Vamos ver o significado da palavra Parábola?

Dicionário Houaiss

PARÁBOLA
Acepções
■ substantivo feminino
1 narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia
1.1 narrativa alegórica que encerra um preceito religioso ou moral, esp. as encontradas nos Evangelhos
Ex.: a p. do filho pródigo

Vamos ver o significado de alegoria

ALEGORIA
Acepções
■ substantivo feminino
modo de expressão ou interpretação us. no âmbito artístico e intelectual, que consiste em representar pensamentos, idéias, qualidades sob forma figurada e em que cada elemento funciona como disfarce dos elementos da idéia representada.

Como o próprio dicionário atesta, parábolas são estorinhas de ficção. Um exemplo de parábola extra bíblica é a estória da Lebre e da Tartaruga que visa ensinar as crianças lições morais.

2- O significado da Parábola

Antes de iniciar a parábola, Jesus estava falando que não podemos servir a Deus ou a Mamon, o deus das riquesas. Os fariseus zombavam dele:

(Lucas 16:13-14) – Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele.

A Parábola foi dita como repreensão a sua avareza. Os livros do antigo testamento exigem ajuda aos pobres e necessitados. Jesus ensina que se não escutarem estes livros (Moisés – 5 primeiros e os Profetas - vários livros) estarão perdidos:

(Lucas 16:29 e 31) – Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

Sendo assim, o significado espiritual desta estória de ficção é que os avarentos e aqueles que não ouvem Moisés e os Profetas, não entrarão no Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário